Navegação rápida:

A FGMar, utilizando a estrutura do Centro de Simulação Aquaviária (CSA), foi idealizada visando, principalmente, à especialização de marítimos por meio dos cursos ministrados em suas dependências. Com o tempo, já com as instalações do CSA funcionando a todo vapor, com esses cursos, começou a ser procurado, também, por companhias e entidades para prestar consultorias técnicas e auxiliar no desenvolvimento de projetos. A partir desta demanda, o CSA passou a oferecer outros serviços, completando uma lacuna que havia no País.

Dentro do CSA são desenvolvidos, detalhadamente, cenários de portos e terminais, seguindo com fidelidade as características de qualquer navio, o que possibilita que o mesmo seja usado em análises técnicas de manobrabilidade de navios em canais, portos e terminais. Graças a esta expertise, o CSA tem colaborado com projetos de entidades e empresas privadas e públicas, nacionais e estrangeiras, nas mais diversas situações que ocorrem no setor marítimo.

Simulação de Manobrabilidade

A FGMar, utilizando a estrutura do CSA, desenvolve situações reais que permitem treinamentos e análises de manobras de embarcações. Em resumo, a simulação é usada em atividades de consultoria para que empresas possam analisar o estabelecimento de novas operações portuárias, riscos, manobrabilidade de navios, projetos de canais, capacidade em posicionamento dinâmico, definição de limites operacionais, viabilidade de projetos, familiarização de práticos na manobrabilidade de novos conceitos de navios, novos terminais portuários ou terminais que mudaram seus limites, apresentação de propostas a autoridades, e treinamento de profissionais marítimos em uma região proposta para estudo.

Análise de Risco

A FGMar permite o desenvolvimento de estudos de análise de riscos de operações, poluição, manobras, navegação e tudo mais que se relacione ao setor aquaviário. O objetivo é avaliar os perigos potenciais existentes em operações com navios, identificando também os eventos iniciadores associados, bem como consequências e frequência de cenários acidentais envolvidos, visando gerar recomendações a fim de reduzir os riscos considerados como moderados e críticos.

Treinamento

A FGMar surgiu com o objetivo de qualificar homens e mulheres do mar. Atualmente, os marítimos podem realizar cursos de Posicionamento Dinâmico, Combate à Poluição, Cargas Líquidas, Gerenciamento de Crise, Manobrabilidade e Cartas Eletrônicas. No menu CURSOS estão disponíveis todas as informações sobre cada um dos cursos oferecidos pelo CSA. O site do CSA disponibiliza, também, a pré-inscrição, que permite que ao interessado registrar sua intenção de participar em um ou mais cursos. Para isso, basta preencher o formulário de pré-inscrição. Para saber mais sobre os cursos, clique aqui.

Consultoria

A FGMar trabalha em parceria com entidades, fundações e empresas, privadas e públicas, para elaborar e desenvolver projetos ligados ao setor aquaviário.

X