História

A Fundação Homem do Mar (FHM) foi instituída pelo Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (SINDMAR) em 10 de fevereiro de 2004. Seu funcionamento foi autorizado pelo Ministério Público em 31 de Janeiro de 2005.

A FHM foi criada com o objetivo de aprimorar a especialização dos profissionais da Marinha Mercante Brasileira, em especial os representados do SINDMAR. Posteriormente, a FHM incorporou aos seus objetivos as pesquisas de áreas ligadas ao setor de Marinha Mercante.

Como o seu instituidor, um dos princípios da FHM é a defesa da manutenção da formação profissional dos trabalhadores aquaviários sendo executada unicamente pela Marinha do Brasil, que tem realizado esta tarefa com excelência.

 

Objetivos

Os objetivos da FHM estão voltados para a educação, a pesquisa e o meio ambiente. Além de estabelecer e administrar Centros de Instrução e Treinamento, Escolas, Faculdades, Universidades, Centros de Simulação e Centros de Pesquisas, a FHM busca, também, convênios para viabilizar projetos e administrar atividades culturais, científicas e ambientais.

 

Missão

Estabelecer, administrar e promover cursos de referência nacional e internacional na qualificação profissional aquaviária e realizar consultoria no setor aquaviário e portuário.

 

Visão

Ser organização referência na qualificação e na consultoria do setor aquaviário e portuário.

 

 

Diretoria

Representante
Cargo
Contato
Odilon dos Santos Braga
Diretor Superintendente
odilonbraga@fhm.org.br

Jailson Bispo Ferreira
Diretor Financeiro
jailsonbispo@fhm.org.br
Marco Aurélio Lucas da Silva
Diretor Administrativo
marcoaurelio@fhm.org.br