Navegação rápida:

História

A Fundação Gente do Mar (FGMar), inicialmente denominada Fundação Homem do Mar (FHM), foi instituída pelo Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (SINDMAR) em 10 de fevereiro de 2004. O seu funcionamento foi autorizado pelo Ministério Público em 31 de Janeiro de 2005. No ano de 2024, adotou o novo nome com o objetivo de se alinhar ao posicionamento de entidades representativas do setor, em todo o mundo, na busca por uma comunicação eficaz com a sociedade.

A FGMar foi criada com o objetivo de aprimorar a especialização dos profissionais da Marinha Mercante Brasileira, em especial os representados do SINDMAR. Posteriormente, a FGMar incorporou aos seus objetivos as pesquisas de áreas ligadas ao setor de Marinha Mercante.

Como o seu instituidor, um dos princípios da FGMar é a defesa da manutenção da formação profissional dos trabalhadores aquaviários sendo executada unicamente pela Marinha do Brasil, que tem realizado esta tarefa com excelência.

Objetivos

Os objetivos da FGMar estão voltados para a educação, a pesquisa e o meio ambiente. Além de estabelecer e administrar Centros de Instrução e Treinamento, Escolas, Faculdades, Universidades, Centros de Simulação e Centros de Pesquisas, a FGMar busca, também, convênios para viabilizar projetos e administrar atividades culturais, científicas e ambientais.

Missão

Estabelecer, administrar e promover cursos de referência nacional e internacional na qualificação profissional aquaviária e realizar consultoria no setor aquaviário e portuário.

Visão

Ser organização referência na qualificação e na consultoria do setor aquaviário e portuário.

Diretoria

RepresentanteCargoContato
Odilon dos Santos BragaDiretor Superintendenteodilonbraga@fhm.org.br
Jailson Bispo FerreiraDiretor Financeirojailsonbispo@fhm.org.br
Marco Aurélio Lucas da SilvaDiretor Administrativomarcoaurelio@fhm.org.br
X