Navegação rápida:

Mais Operadores de Atalaia ganham conhecimentos náuticos

Este mês, uma nova turma de Operadores de Estação de Praticagem (ou Atalaia) concluiu o Curso de Conhecimentos Náuticos Para Operadores de Atalaia, da FHM,  que foi concebido  especialmente para esses profissionais, a pedido do Conselho Nacional de Praticagem – Conapra. Os 12 Operadores vieram de diversos pontos do País, resultando em uma combinação fértil de sotaques, culturas e experiências.

O consultor da FHM e instrutor do curso, Jeferson Carvalho, explicou que, a cada turma, o trabalho vai sendo aperfeiçoado e consolidado. “Como este foi um curso pioneiro, o primeiro passo, para nós, foi compreender de maneira completa a atividade que eles desempenham nas Atalaias e, ao mesmo tempo, levar em conta as necessidades do Prático. A partir daí, construímos um conteúdo programático que atendesse a todas as necessidades de ambos os lados. Esses alunos são profissionais provenientes das mais diversas áreas e, geralmente, sem qualquer formação marítima. Nossa missão é fornecer a eles o que há de mais relevante em termos de informação para que possam assessorar o Prático nas suas manobras, de modo seguro e eficiente.

Jeferson Carvalho, Consultor e Instrutor da FHM

Para a Operadora Vanessa David Mira, que atua na Zona de Praticagem de São Francisco do Sul (SC) há cinco anos, a experiência no Centro de Simulação Aquaviária – CSA foi enriquecedora. “Além do conteúdo das aulas, nós ganhamos muito com a troca de informações com os colegas das outras Zonas de Praticagem, aprendendo as particularidades de cada uma. Das atividades, a que eu destaco é o uso do simulador para entendermos o ponto de vista do Prático.  Agora, conhecendo melhor a necessidade dos profissionais que assessoramos, acredito que teremos ainda mais segurança no desempenho da nossa função, além de podermos orientar melhor os colegas que, por ventura, ainda não tenham esse tipo de conhecimento”, declarou.

Vanessa David Mira, Operadora de Atalaia
X