A Fundação Homem do Mar – FHM participou do Seminário Gestão de Riscos na Praticagem, realizado pelo Conselho Nacional de Praticagem – Conapra quarta-feira, 28 de agosto, no Centro do Rio.

Na ocasião, o coordenador da FHM, Mario Calixto, apresentou resultados da Análise Preliminar de Risco realizada no Centro de Simulação Aquaviária – CSA para o navio Valemax nos portos de Tubarão (ES) e de Ponta da Madeira (MA).

Nestes casos, a FHM desenvolve modelos matemáticos e utiliza seus simuladores full mission para realizar uma Análise Qualitativa de Riscos da navegabilidade pelo canal de acesso, manobras de atracação e desatracação e observar qualquer contratempo envolvendo os navios. Com os resultados, pode alertar as empresas sobre os possíveis riscos e soluções para mitigar os mesmos.

“Essas análises são importantes, pois elas nos dão a oportunidade de prevenir acidentes e melhorar a eficiência da navegação nos terminais portuários. Desde 2009, fazemos esse trabalho no CSA, utilizando simuladores de manobra para auxiliar as análises de risco e temos obtido bons resultados”, disse Calixto.

Prestigiaram o evento os consultores da FHM Jeferson Carvalho, Ernesto Sá e Sérgio Hamilton Sphaier, doutor em Engenharia Naval e professor da UFRJ.