Navegação rápida:

FHM forma profissionais para atuarem como operadores de VTS

Os quatro alunos do curso de VTS ao centro, acompanhados por Mario Calixto e Joffre Villote à esquerda (Coordenador e instrutor da FHM) e por Ernesto Sá e Odilon Braga à direita (Instrutor e diretor da FHM)

Operadores portuários de Itaqui, no Maranhão, passaram quatro semanas no Centro de Simulação Aquaviária da FHM para participarem de treinamentos do curso de Operador de Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS).

Na sala de VTS, os profissionais puderam aprofundar o conhecimento sobre situações as quais eram familiares em função da rotina de trabalho e da parceria com marítimos que aportam em Itaqui, mas que ainda necessitavam desenvolver na prática.

“Durante os treinamentos, eles tiveram a oportunidade de conhecer todos os procedimentos de um centro VTS por meio dos exercícios de simulação, em situações pelas quais passam tanto os operadores de VTS quanto os marítimos a bordo, como operações de entrada e saída de canais de acesso portuário, dentre outras ações comuns a um centro de monitoramento de tráfego aquaviário. Pelo o que acompanhei, eles se saíram muito bem”, observou o coordenador da FHM, Mario Calixto.

Felipe Bruzaca, um dos alunos do curso de VTS, durante treinamento no CSA

Na avaliação do operador portuário Felipe Bruzaca, que em 2017 também fez o curso de conhecimentos náuticos para operadores de atalaia, ele e os colegas de turma saem da FHM seguros para os novos desafios que encontrarão como operadores de VTS.

“Esse curso de agora, comparado ao outro que fiz, é muito mais complexo. Ele exige mais de nós, operadores, e por isso gostamos tanto. Ficamos imersos nele durante quatro semanas. Mudamos muito em relação a quando chegamos. É como se fossemos outras pessoas. Realmente, conseguiram qualificar a gente nesse tempo e já estamos nos sentindo operadores de VTS. Estamos muito mais confiantes”, afirmou o operador ao ressaltar que se espelhou em seu pai, o comandante Antônio Bruzaca, na hora de escolher qual carreira seguir.

“Meu pai é uma inspiração para mim, por isso segui esse caminho. Mesmo sendo diferente do trabalho dele, que é embarcado, ele me ajuda muito e me passa muita informação quando preciso também”, declarou.

X