Navegação rápida:

FHM é credenciada a oferecer curso de Instrutor de VTS

Acreditada pela Autoridade Marítima Brasileira, a Fundação Homem do Mar – FHM está agora apta a formar instrutores para os centros de VTS, que atuarão no treinamento de operadores e supervisores de Serviço de Tráfego de Embarcações – VTS, da sigla em inglês Vessel Traffic Service. Após o curso, o aluno poderá trabalhar como um VTS On the Job Training Instructor – OJTI.

A mais nova turma de Operadores VTS que estarão operando o Centro de VTS da CODESA, acompanhados pelo Diretor da FHM Odilon Braga e o instrutor Marcelo Covelli.

Para fazer o curso, os profissionais devem ter, no mínimo, seis meses de experiência como controlador, operador ou supervisor de VTS. O Curso de Instrutor de VTS, assim como os demais cursos oferecidos pela FHM, será realizado no Centro de Simulação Aquaviária – CSA, que conta com estrutura e equipamentos modernos.

Os simuladores do CSA são capazes de proporcionar experiências semelhantes às enfrentadas na vida real, pois engloba diversos simuladores dos equipamentos utilizados a bordo, conjuntamente com os simuladores de VTS, como relata um dos alunos da 3ª turma de operadores de VTS formado recentemente pela FHM. “Os simuladores que nós utilizamos no Centro de Simulação Aquaviária nos deram um panorama do que encontraremos nos centros de VTS e também a visão que nós teremos da embarcação que estará sendo monitorada, através dos simuladores de passadiço”, declarou Tiago Ferrão, o mais novo operador de VTS, que deverá operar o Centro de VTS da CODESA em Vitória, no Espírito Santo.

“O curso de VTS ministrado na FHM nos dá uma visão muita boa daquilo que teremos nos Centro de VTS”, declara o mais novo operador de VTS Tiago Fraga Ferrão.

O Consultor Naval da FHM Jeferson Carvalho ressalta a importância da certificação.  “A Fundação Homem do Mar, mais uma vez, é acreditada pela Marinha do Brasil a ministrar um curso. Além do treinamento para operadores e supervisores de VTS, agora a FHM pode realizar o treinamento para Instrutor de VTS. Todos baseados nos procedimentos estabelecidos na Recomendação V-103 da International Association of Marime Aids to Navigation and Lighthouse Authorities – IALA, tornando a Fundação apta a contribuir para o setor, qualificando futuros profissionais que atuarão no Serviço de Tráfego de Embarcações nos portos brasileiros”, disse.

X