Navegação rápida:

FHM contribui em livro de referência sobre rebocadores

A Diretoria de Portos e Costas – DPC da Marinha do Brasil lançou no dia 6 de novembro “Utilização de Rebocadores nos Portos”, versão em Português do livro “Tug Use in Port – A Practical Guide”, referência mundial no uso deste tipo de embarcação, escrito pelo Comandante e ex-Prático holandês Henk Hensen. A publicação em língua portuguesa, organizada pelo Capitão de Longo Curso Plínio Calenzo, Diretor do Instituto Brasileiro de Rebocagem – IBR, se propõe a facilitar o estudo do assunto por aquaviários brasileiros, contribuindo, assim, para aumentar a segurança e diminuir os custos das operações com rebocadores no País.

O Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Lima Filho, o Diretor do SINDMAR Carlos Müller e o CLC Plínio Calenzo

A convite do Comandante Calenzo, a Fundação Homem do Mar – FHM participou na tradução, atualização e editoração do livro, contando com a colaboração do consultor Sergio Hamilton Sphaier, Doutor em Hidrodinâmica de Navios e consultor da FHM. A equipe da FHM assegurou que o texto original fosse traduzido de forma correta e com as devidas atualizações. “Este já era um livro bastante utilizado pelos profissionais aquaviários no mundo todo e agora foi homologado pela Marinha do Brasil como bibliografia de referência. Participar deste projeto é uma demonstração de que somos bem-sucedidos naquilo que fazemos e que estamos certos em buscar constantemente a excelência”, afirma Mario Calixto, Coordenador da FHM.

O consultor em Hidrodinâmica de Navios Sergio Sphaier conversa com o Coordenador da FHM, Mario Calixto, o Diretor do SINDMAR Carlos Müller e o Diretor de Portos e Costas, Lima Filho

O lançamento contou com a presença de diversos setores da comunidade marítima. O Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, ressaltou a importância de se ter a obra traduzida. “Este é um livro muito importante, respeitado mundialmente, e deve fazer parte da formação de todos aqueles que trabalham nas manobras em portos brasileiros. O fato de estar na língua pátria torna a leitura mais amigável, incentivando o estudo mais aprofundado do uso de rebocadores. A FHM foi uma grande parceira, um braço fundamental neste projeto. Com isto, ganhou a segurança, ganharam os aquaviários, ganhou o Brasil, ganhamos todos”, concluiu Lima Filho.

X