Ao fazer o treinamento de Oficiais que procuram o Centro de Simulação Aquaviária – CSA ou daqueles que chegam encaminhados pela empresa que os contratou, a Fundação Homem do Mar – FHM contribui, de alguma forma, para o sucesso profissional destes marítimos.

Desde 2015, quando iniciou as suas atividades, a FHM ajudou a escrever a história daqueles que buscaram aperfeiçoar os seus conhecimentos. Nos últimos dois meses, a instituição formou marítimos nos cursos Básico e Avançado de Operador de Posicionamento Dinâmico – DPB/DPA, Especial de Operador de ARPA – EARP, Conhecimentos Náuticos para Operadores de Atalaia e Manuseio de Cargas Líquidas.

Um dos alunos da turma de DPA, o Oficial Alan Carlos de Souza dos Santos, revelou ter conhecido a FHM e o SINDMAR por intermédio de um dos cunhados, que é Eletricista e precisava fazer um curso. O outro cunhado, ele conheceu na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM. O irmão seguiu os seus passos.

Com mais três marítimos na família, o Oficial de Náutica Alan Carlos está satisfeito com a profissão que escolheu

“Eu e o meu cunhado mais novo somos Oficiais de Náutica. O meu irmão é MCB (Mestre de Cabotagem) e o outro cunhado é Eletricista. Nas festas de família, a gente sempre troca ideia sobre o nosso trabalho. Está todo mundo feliz com a sua profissão. Outra coisa legal é que ninguém precisa pedir dinheiro emprestado a ninguém”, disse.

Já na turma de Manuseio de Cargas Líquidas, a FHM recebeu Oficiais recém-admitidos pela Transpetro. Durante o curso, eles tiveram a oportunidade de simular operações de COW, Load On Top (LOT), dreno, carga e descarga de petróleo e derivados, além de outras situações vivenciadas a bordo de um navio petroleiro. O Comandante Juarez Távora foi o instrutor da turma.

Ao final do curso, o Oficial Fernando Hilário Júnior destacou o dinamismo dos exercícios propostos nos simuladores. “Foram várias situações do dia a dia do marítimo, bem próximas da realidade. Gostei muito! Aproveitei os exercícios sugeridos pelo Távora e me saí bem”, disse.

O Oficial Fernando Hilário recebendo os cumprimentos do instrutor Juarez Távora e do coordenador Mario Calixto

Na turma de DPA, o instrutor foi o Comandante Waltenir Oliveira. Já no curso de Conhecimentos Náuticos para Operadores de Atalaia e no Básico de Operador de Posicionamento Dinâmico, os alunos foram instruídos pelo Consultor Naval Jeferson Carvalho e pelo Comandante Claudio Barbosa, respectivamente.