Navegação rápida:

FHM e CONAPRA somam capacidades e ampliam cooperação

O presidente do SINDMAR Severino Almeida Filho, o presidente do CONAPRA Gustavo Martins, e o Diretor Superintendente da FHM Odilon Braga na assinatura do termo de cooperação

A Fundação Homem do Mar (FHM), representada pelo seu Diretor Superintendente Odilon dos Santos Braga, e o Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA), representado pelo seu Presidente Gustavo Martins, assinaram um termo de cooperação entre as duas instituições. A FHM, que já vem realizando atividades em conjunto com o CONAPRA, como parte do curso de atualização de Práticos exigidos pela Organização Marítima Internacional, entende que a assinatura deste termo fortalecerá ainda mais a interação entre as duas instituições.

O Coordenador da FHM, Mario Calixto, declara que a assinatura do documento deverá estreitar os laços existentes e estender a cooperação para outras atividades, como a participação conjunta em congressos, seminários, conferências e outros eventos, explorando a expertise das duas instituições nas suas respectivas áreas. “O CONAPRA representa os Práticos no Brasil no que se refere à segurança da navegação e à adoção de boas práticas para os procedimentos e operações relacionados à atividade marítima e portuária. Além disso, o conhecimento técnico e operacional dos profissionais ligados ao CONAPRA em relação às particularidades de cada Zona de Praticagem, incluindo riscos, perigos, condições ambientais e de profundidade, é incontestável”, elogiou o Coordenador da FHM.

A FHM, por sua vez, tem como objetivo aprimorar a especialização dos profissionais aquaviários brasileiros, atuando em pesquisas e projetos nas áreas ligadas aos setores de educação, pesquisa e meio ambiente, sendo reconhecida também pelo trabalho que realiza na administração de atividades culturais, científicas e ambientais. Os representantes do CONAPRA destacaram a excelência da FHM como referência nacional e internacional na qualificação de profissionais aquaviários e em consultorias nos setores aquaviário e portuário. “Ao longo do tempo, por meio do seu Centro de Simulação Aquaviária, a FHM tem contribuído de forma significativa para a nossa atividade, tanto nos cursos de atualização como no treinamento dos Práticos em situações novas, em operações com navios maiores e com novas tecnologias e em diversos outros treinamentos que nos permitem atuar de forma mais significativa na segurança do tráfego aquaviário e na proteção do meio ambiente, impedindo a poluição hídrica durante as manobras dos navios”, ressaltou Gustavo Martins, Presidente do CONAPRA.

Tecnologia de ponta e confiabilidade

O termo assinado pelas duas instituições estabelece que o embasamento teórico e a experiência operacional devem ser aliados para o aumento de produtividade, garantindo resultados técnicos confiáveis. O apoio ao treinamento de Práticos visa a disponibilizar recursos humanos e materiais, sala de aula e simuladores nas dependências da FHM para a realização de partes específicas do Curso de Atualização de Práticos (ATPR), aprovado dela Autoridade Marítima e gerenciado pelo CONAPRA por delegação de competência outorgada pela NORMAM 12-DPC. Os simuladores de passadiço full mission da FHM estão de acordo com as normas nacionais e internacionais para treinamento e pesquisa. Incluem, em sua modelagem matemática, equações de movimento, efeito de águas rasas, modelos de ondas e ventos e as principais forças: no casco em águas profundas (hidrodinâmica e aerodinâmica), no leme, no hélice e no propulsor; e equações dinâmicas. Quando se tratar de treinamento, o objetivo é capacitar, reciclar e aprimorar os profissionais aquaviários, entre eles os Oficiais e Eletricistas da marinha mercante e os Práticos; na pesquisa, o foco é a utilização em projetos de engenharia ou outros, visando a estudos de operações offshore, navegação e manobrabilidade. “Nós acreditamos que, mediante este termo de cooperação, vamos poder aprimorar ainda mais as análises de construção de novos terminais, definição de novos canais de navegação através das simulações efetuadas pela FHM. A partir dessa maior aproximação, haverá uma troca mais intensa de experiências em que o grande vencedor será o Brasil, já que nós poderemos ter melhores resultados nos projetos a serem desenvolvidos e, com isso, contribuir para o crescimento econômico do País” concluiu o presidente do CONAPRA.

X