O calendário de cursos da FHM para o ano de 2019 já se encontra no site. Empresas interessadas em turmas sob medida e marítimos em busca de capacitação no Centro de Simulação Aquaviária – CSA da instituição, podem obter informações pelo telefone (21) 3125-7642 ou pelo e-mail secretaria@fhm.org.br

Em janeiro e fevereiro, a FHM formou marítimos nos cursos Especial para Operador de ECDIS (EPOE), Avançado em Posicionamento Dinâmico (DPA) e Manuseio de Cargas Líquidas. Neste último, o Capitão de Longo Curso e instrutor Juarez Távora ministrou aulas para uma turma especial de Oficiais de Náutica da Transpetro.

No dia da formatura, Távora ressaltou a importância de as empresas investirem na qualificação de seu pessoal. “Isso é muito bom! Acertada essa visão, no sentido de tê-los encaminhado ao CSA, para lhes dar essa cancha. Quando os marítimos embarcarem, estarão preparados para colaborar no sucesso das operações”, avaliou.

Para Leonardo Moreira, um dos alunos da turma de Manuseio de Cargas Líquidas, o que foi aprendido em sala de aula fará toda a diferença quando estiver a bordo. “O curso é bem prático e o Comandante bastante experiente. Ele deu toda a parte teórica focando no lado operacional. E, de fato, é o que iremos fazer lá: cumprir procedimentos, colocar em prática o que aprendemos, nos aperfeiçoar. Você só aperfeiçoa procedimentos praticando. Então, com base nisso, as aulas nos simuladores foram muito boas”, disse.

A observação do Oficial de Náutica endossa o discurso do diretor do SINDMAR Carlos Augusto Müller durante a entrega dos certificados de conclusão do curso. “Com esse treinamento, vocês irão para bordo tendo praticado em simulador as operações básicas de carga e descarga que ocorrem rotineiramente em um navio-tanque. Vocês tiveram a oportunidade de verificar de forma simulada a importância de seguir os procedimentos operacionais e de segurança e de que forma isso pode ajudar a evitar acidentes durante as operações na vida real. Isso vai ser bom para todos, para a segurança de vocês e dos seus colegas de trabalho. O armador também terá ganhos com confiabilidade em suas operações”, observou.

Na ocasião, Müller destacou as ações do SINDMAR em prol do desenvolvimento profissional dos marítimos. “É importante lembrar que vocês só têm o CSA por causa do SINDMAR e porque ele tem marítimos associados”, afirmou.

Acesse o site da FHM e saiba mais sobre os cursos realizados no CSA.